Resenha - Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello

Resenha - Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello
Sinopse: "Conheça a biblioteca mais divertida do mundo! Kyle é fanático por todos os tipos de jogos — de tabuleiro, palavras-cruzadas e principalmente videogames. Seu ídolo, Luigi Lemoncello, o mais famoso, excêntrico e criativo criador de jogos, também é o responsável pelo projeto da nova biblioteca da cidade. E o melhor: O próprio Sr. Lemoncello estará presente na especial e exclusiva noite de inauguração. Com algum esforço e um pouco de sorte, Kyle consegue ser uma das doze crianças convidadas a passar a noite na biblioteca repleta de jogos. Quando amanhece, no entanto, todas as portas estão trancadas! Agora Kyle e as outras crianças terão que solucionar cada pista e decifrar cada charada para encontrar a saída! Será que você consegue descobrir como escapar da biblioteca?"
Aos doze anos, Kyle Keeley não tem muitas ambições. Ele gosta de passar seus dias jogando qualquer tipo de game, mas, principalmente, os criados por seu ídolo, Luigi Lemoncello. Sendo o caçula de três irmãos, Kyle não consegue se destacar muito já que o mais velho, Mike, é um astro dos esportes e o do meio, Curtis, é um gênio. Porém, quando os três jogam entre si, têm as mesmas chances de vencerem e Kyle se aproveita disso.

Certo dia, Kyle e os irmãos estão brincando de Caça ao Tesouro Interna-Externa do Sr. Lemoncello e o garoto, para não perder, acaba quebrando uma vidraça ao entrar pela janela do porão para concluir um desafio da partida, o que deixa o pai irritado. Como consequência, Kyle fica uma semana de castigo, sem poder se aproximar de computadores ou televisões, de forma que fica privado de fazer o que mais gosta.

Na manhã seguinte, a caminho da escola, a melhor amiga de Kyle, Akimi, pergunta se ele fez a tarefa de casa, que valia um ponto extra. Os alunos do sétimo ano deveriam escrever uma redação falando sobre as suas expectativas a respeito da nova biblioteca pública da cidade. Os melhores seriam escolhidos para passar a noite de sexta-feira no lugar, desfrutando de tudo o que ela poderia oferecer, inclusive dos jogos de que Kyle tanto gosta.

Determinado a burlar seu castigo, o menino tenta escrever uma redação no ônibus, mas sabe que não conseguirá ficar entre os escolhidos, mesmo que mantivesse alguma esperança. Tudo piora quando ele descobre que Luigi Lemoncello em pessoa será quem irá escolher os vencedores, já que o fantástico criador de jogos é o maior investidor do novo projeto da biblioteca.

Todavia, para sua surpresa, Kyle fica entre os selecionados para passar a noite de inauguração na biblioteca com seus amigos, Akimi e Miguel, junto de outros nove colegas, entre eles o desprezível Charles Chiltington, que não perde a oportunidade de puxar o saco de quem precisar para se dar bem. Todos eles recebem um cartão da biblioteca e um vale-compras de quinhentos dólares para gastar com jogos de Lemoncello.

A tão esperada noite de sexta-feira finalmente chega. Antes dos jovens irem para o local, um coquetel é fornecido e algumas regras são esclarecidas. Então, as doze crianças vão viver a sua tão esperada aventura, desbravando os corredores e conhecendo as invenções de Lemoncello, jogando seus jogos e não querendo que a noite acabe nunca.

Entretanto, amanhece e quando os jovens acordam, uma nova surpresa os pega desprevenidos. Todas as portas da biblioteca estavam trancadas e nenhum adulto estava lá para explicar o motivo. Até que uma imagem do sr. Lemoncello em vídeo aparece para eles e os põe a par da situação. Todos ali vão participar do último jogo bolado pelo inventor. Para vencê-lo, precisam encontrar uma forma de sair da biblioteca, que não seja as saídas de emergência ou a porta de entrada. Os doze selecionados deverão decifrar enigmas ocultos por todo prédio e aquele que sair primeiro do recinto será o novo garoto propaganda de tudo relacionado aos produtos de Lemoncello.

Alguns logo desistem, mas Kyle e seus amigos estão mais animados do que nunca e têm 24 horas para concluir o desafio. Kyle não se importa muito com o prêmio, apenas quer testar a sua inteligência e fazer o que mais ama: jogar. Só que as outras crianças, principalmente Charles, não medirão esforços para vencer e colher os louros da vitória...

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando vi esse livro dentre os lançamentos da Editora, a capa logo me chamou atenção. Resolvi ler a sinopse, algo que não costumo fazer, e vi que tinha todos os elementos necessários para me fazer amar a história. Então, é óbvio que solicitei um exemplar e assim que pude, o devorei e me surpreendi demais.

A escrita de Chris Grabenstein é maravilhosa. Logo nas primeiras páginas o autor conseguiu me prender e, quando vi, já havia concluído a leitura, tamanha a fluidez da narrativa. Chris criou uma série de desafios incríveis, dando grandes lições de conhecimentos gerais e fazendo referências a outras obras da cultura jovem. Me peguei rindo em várias passagens, além de muito ansioso para saber como a aventura terminaria.

A narrativa é feita em terceira pessoa, abordando principalmente a visão de Kyle, mas também focando nos outros competidores quando necessário. O autor soube caracterizar todos os personagens muito bem e, por isso, logo de cara me afeiçoei a alguns. Entretanto, quanto mais fui avançando na leitura e conhecendo os outros melhor, não teve um único que eu pudesse dizer que não gostei.

Kyle é um ótimo protagonista. O menino é inteligente, carismático e um amigo muito leal. Enquanto grande parte dos colegas estava preocupado em vencer por si só, Kyle não hesitou em aliar-se a Akimi para ganhar o jogo e dividir o prêmio. Amei ver esse seu lado.

Outro personagem de quem gostei bastante foi Sierra. À princípio, achei que a menina não ia muito longe na competição, já que passava a maior parte do tempo com a cara enfiada em um livro, sem preocupar-se com o que acontecia a sua volta. Contudo, conforme o desafio foi evoluindo, Sierra mostrou-se uma forte competidora e sua inteligência ajudou Kyle em muitos momentos.

Agora, quanto a Charles, posso dizer que ele é o pior tipo de pessoa. Ele é um menino desprezível, que não titubeia em pisar e manipular os outros em benefício próprio e de imediato percebi que Charles seria uma pedra no sapato de Kyle e dos seus amigos, e não poderia ter sido diferente. Grabenstein o construiu de uma forma única, para através dele dar uma grande lição de moral na gente.

O final do livro foi surpreendente. Todo o jogo criado pelo autor é sensacional e vamos desvendando as pistas junto com os personagens. Amei o modo como ficamos inseridos na partida, torcendo pelos nossos favoritos e descobrindo mais sobre vários assuntos. Quando tudo terminou, fiquei com aquele gostinho de quero mais e, ao pesquisar, descobri que teremos uma continuação, que espero que não demore a ser lançada aqui no Brasil.

A edição física está muito bem trabalhada. A capa é um grande atrativo e passa bem alguns dos elementos do enredo. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão está ótima, não me lembro de ter encontrado erros enquanto lia.

Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello é uma obra divertida, dinâmica e incrível. Há tempos não me sentia tão imerso em uma trama como aconteceu aqui. Mais que recomendo essa leitura a todos. Exijo que leiam esse livro para ontem, não há como se arrepender! 

Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello - Chris Grabenstein
Livro 01
Série Sr. Lemoncello
Editora Bertrand Brasil
300 páginas
Comprar: SubmarinoAmazon
Nota 5

4 comentários

  1. Oi Leonardo!

    Tbm gostei muito da capa e apesar da sinopse não ter me chamado a atenção, sua resenha foi o contrário! Fiquei curiosa com o enredo e como estou em uma maré de sorte com livros juvenis, acho provável que eu dê uma chance!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o livro porém pela resenha me pareceu ser um livro bom e divertido, gostei da premissa do livro e de vez em quando é bom ler uns livros mais leves e divertidos.

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro é bem bonita. Gostei da história (parece ter um ritmo contagiante, pelo que falou) e da personalidade dos personagens. Ótima resenha.

    C. R Escritor

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo!
    Esses tempos eu vi este livro na livraria e fiquei muito curiosa, o título chamou muito minha atenção e agora seus comentários me deixaram com mais vontade de conhecer a obra.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir